BIBLIOTECAS DAS ESCOLAS DE MONTE GORDO/SANTO ANTÓNIO

07
Jan 09

 

Viriato, Sertório e outros lusitanos, com saudades das suas velhas habitações, saltaram das estantes da nossa biblioteca, onde repousavam em enciclopédias e outros livros, e ocuparam, com grande alegria, os castros que os alunos dos 5ºs anos construíram.

É um prazer vê-los a espreitar, do alto dos montes, os romanos que, danados para a brincadeira, também saltaram das páginas dos livros e agora deambulam pelos espaços abertos da biblioteca. Conhecendo-os como nós os conhecemos, esperemos que não causem estragos na Biblioteca...

 

Difícil, difícil vai ser convencê-los a regressar ao apertadinho mundo das páginas dos livros. Ajudem-nos e leiam as suas aventuras, os seus êxitos e os seus fracassos, que tanto contribuíram para sermos hoje o que sempre fomos. Assim os trarão de novo à vida e seremos todos, como na realidade somos, LUSITANOS!!!

 


 

 

 

Os castros deixaram marcas profundas na toponímia e na arquitectuta portuguesa: Castro Marim, Castro Verde, Castro D`Aire ou Castro Laboreiro, são exemplos bem ilustrativos assim como as "casas redondas" da Serra Algarvia, que ainda hoje podemos admirar e, tal como os castros, construídas com pedra da região e cobertas com colmo.

 

publicado por bibliocentro às 11:27
sinto-me:
música: Corridinho do algarve

comentário:
fico contente haverem escolas que ainda relembrem os nossos antepassados, os lusitanos...
Eu apesar de ser ainda um "puto" interesso me por a historia portuguesa, particularmente por este momento da nossa historia. Tive o privilegio de ler um mail de um historiador que teve acesso a documentos sobreviventes dessa epoca; e ele disse-me que os romanos descreviam os lusitanos como o povo mais aguerrido da peninsula iberica...
So conseguiram msm acabar com os lusitanos por meio de traiçoes e subordinaçoes...


Bem ja escrevi de mais, vou estudar pa Quimica A (baah!)
continuem estas iniciativas...

cumps, bom ano embora atrasado :P
P.S. Encontrei este blog kd tava a fazer pesquisas na Net...ta bem constituido cgtz.
Coimbra a 16 de Janeiro de 2009 às 19:53

Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
16
17

18
19
20
22
23
24

25
26
27
28
30
31


logotipo
à procura do tempo perdido
António Aleixo
E vós que do vosso império prometeis um mundo novo calai-vos que pode o povo q`rer um mundo novo a sério.
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO